O Paranormal é um termo subordinado usado para descrever as proposições de uma grande instabilidade de fenómenos anómalos ou estranhos ao conhecimento científico.
Este termo (Paranormal) é muitas vezes associado a outro conhecido como Parapsicologia, que estuda fenómenos psíquicos como a Telepatia e estudos do Sobrenatural.
No entanto, UFOs (objecto voador não identificado, OVNI), Criptozoologia (estudo de animais lendários, mitológicos, hipotéticos ou avistados por poucas pessoas) e muitos outros de cunho não – psíquico, estão incluídos em assuntos do paranormal, são términos que estão fora do alcance da Parapsicologia.
Paranormal é então assim todo conhecimento que não pode ser explicado pelo nosso conhecimento científico actual sobre o cérebro humano.
Subsistem pessoas que são excluídas pela sociedade, pelo círculo social, porque alegam possuir poderes paranormais e assim são consideradas estranhas ou até mesmo “loucas”.
Apesar disto, há ainda quem acredite nestas pessoas, que na realidade podem ter posse desses supostos poderes, e que também pode ser considerado como a manifestação de um dom e deve ser minimamente respeitada pela sociedade.
Só para deixar um cheirinho, existe ainda uma pesquisa cientifica de emancipado credibilidade sobre a para - normalidade, é um estudo de telepatia chamado Ganzfeld (uma palavra alemã que significa “campo total”), na qual Ganzfeld é um método inventado por psicólogos para padronizar os estímulos do quotidiano.
Ainda, paralelamente aplica-se a palavra aos fenómenos pouco habituais, para nós humanos, quer sejam físicos ou psíquicos.
(recriação, in wikipedia)